segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Imagem-Formatos De Ficheiros

      A Compressão de Dados é uma forma de diminuir o tamanho dos ficheiros utilizando algoritmos de compressão. Esta forma é utilizada para aumentar o espaço livre no computador ou para fazer backups mais rápidos. Existe partes negativas como a qualidade dos ficheiros como multimédia.

      Existem 2 métodos de compressão de dados que são:
-Com perda de Dados
-Sem perda de Dados
      A diferença entre os dois é que o "Com perda de Dados" por norma serve para comprimir ficheiros multimédia e o "Sem perda de Dados" por norma serve para comprimir ficheiros em novas pastas.

Compressão com perda de Dados

      Como dito em cima, este método serve para comprimir ficheiros multimédia.
Por exemplo:
.Áudio;
.Video;
.Imagens;

Compressão sem perda de Dados

      Este método serve para comprimir ficheiros numa pasta para outra. Mas já estão comprimidas.
Existem 2 formatos que são, na actualidade, os mais utilizados durante o mundo inteiro que são os formatos ZIP e RAR. O mais utilizado é o RAR.

Formatos de ficheiros de imagens BMP (Bitmap) 



       O formato BMP é um dos formatos mais simples, onde um ficheiro BMP é um ficheiro bitmap, ou seja, um ficheiro de imagem gráfico que armazena os pixéis num quadro de pontos e gere as cores, quer em cor verdadeira, ou através de uma paleta indexada.


GIF (Graphics Interchange Format)
       O formato GIF é um formato de imagem de mapa de bits muito usado em páginas da Internet para imagens fixas ou para animações, uma vez que ocupa pouco espaço e quando alterado o seu tamanho original a qualidade não é perdida.

JPEG (Joint Photographic Experts Group)

      O formato JPEG é um formato bastante usual que é utilizado na compressão de ficheiros. É, tal como o formato GIF, muito utilizado em páginas Web porque ocupa pouco espaço, mas que quando comprimido perde informação, uma vez que elimina dados irrelevantes e redundantes.


PDF (Portable Document Format)


      O formato PDF é um formato de arquivo desenvolvido pela empresa Adobe Systems que converte e comprime documentos para possibilitar a visualização destes, independente de qual tenha sido o programa que os originou.

PNG (Portable Network Graphics)


    O formato PNG é um formato de imagem que foi projetado para substituir o formato GIF, pois o formato PNG é, principalmente, melhor na compressão de imagem.  Este formato suporta uma profundidade de cor até 48 bits, mas ao contrário do GIF não suporta animação.

TIFF (Tagged Image File Format)


       O formato TIFF é um formato gráfico, desenvolvido pelo empresa Aldus, que  permite armazenar imagens bitmap de tamanho considerável sem que ocorra perda de qualidade.
Entre os formatos gráficos este é o melhor em qualidade de imagem e consequentemente o maior em tamanho.

Formatos de ficheiros de Imagem Vetorial


CDR (CorelDraw)
O CorelDRAW é um programa de desenho vetorial bidimensional para design gráfico. É um aplicativo de ilustração vetorial e layout de página que possibilita a criação e a manipulação de vários produtos, como por exemplo: desenhos artísticos, publicitários, logótipos, capas de revistas, livros, etc.
SXD (OpenOffice.Org DRAW)
 Possui uma ferramenta para criar e editar desenhos, fluxogramas, cartazes, logótipos e tudo mais, seguindo o mesmo conceito do CorelDraw, só que gratuito e também com grande qualidade, suportando a inclusão de imagens, gráficos, desenho de vetores e formas geométricas, textos, filmes, sons.
SVG (Scalable Vector Graphics)
 Trata-se de uma linguagem XML para descrever de forma vetorial desenhos e gráficos bidimensionais, quer de forma estática, quer dinâmica ou animada. Umas das principais características dos gráficos vetoriais, é que não perdem qualidade ao serem ampliados. A grande diferença entre o SVG e outros formatos vetoriais, é o fato de ser um formato aberto, não sendo propriedade de nenhuma empresa.
postscript_text
PS (PostScript)

É uma linguagem de programação especializada para visualização de informações, ou uma linguagem de descrição de páginas, originalmente criada para impressão e posteriormente modificada para o uso com monitores (‘display PostScript’). A linguagem fornece uma máquina de pilha e comandos específicos para o desenho de letras e figuras, incluindo comandos de traçado e formas de representação de imagens.
WMF (Windows Meta File)
 É um formato de arquivo gráfico do Sistema Microsoft Windows. Estes arquivos são portáveis entre as aplicações e possuem no seu conteúdo a característica gráfica vetorial, que ao ser visualizado mantém as características originais de imagem mesmo quando de sua ampliação.






terça-feira, 13 de novembro de 2018

Imagem e Modelos de cor


    Ainda no ambito do tema da Imagem, vamos abordar agora em que consiste a Imagem bou em que se divide esta mesma:

Pixel 
Resultado de imagem para Pixel    
    (Picture Element – elemento de imagem) é o menor elemento num dispositivo de exibição, ao qual é o possível atribuir-se uma cor. De uma forma mais simples, um pixel é o menor ponto que forma uma imagem digital, sendo que o conjunto de milhares de pixels formam a imagem inteira.

Resolução

Resultado de imagem para resolução de imagemResolução de imagem descreve o nível de detalhe que uma imagem comporta. Quanto mais alta a resolução da imagem, maior é o detalhe da mesma. Basicamente, a resolução quantifica quão próximas as linhas podem ficar umas das outras e ainda assim serem visivelmente determinadas. As unidades de resolução podem ligadas a tamanhos físicos (por exemplo, linhas por milímetro, linhas por polegada etc.) ou ao tamanho total de uma figura (linhas por altura da imagem, também conhecidas simplesmente por linhas ou linhas de televisão). 

Tamanho de uma imagem


    O tamanho de arquivo de uma imagem corresponde ao tamanho digital do arquivo de imagem, medido em kilobytes (K), megabytes (MB) ou gigabytes (GB). O tamanho do arquivo é proporcional às dimensões em pixels da imagem. Imagens com um número maior de pixels podem reproduzir mais detalhes em um determinado tamanho impresso, mas exigem mais espaço em disco para armazenamento e podem ser mais lentas na edição e impressão. Consequentemente, a resolução da imagem torna-se um ajuste entre a qualidade da imagem (capturando todos os dados necessários) e o tamanho do arquivo.
Dimensões em pixels do Photoshop

Outro fator que afeta o tamanho do arquivo é o formato do arquivo. Por causa da variação nos métodos de compactação utilizados pelos formatos GIF, JPEG, PNG e TIFF, os tamanhos de arquivo podem variar consideravelmente para as mesmas dimensões em pixels. Da mesma maneira, a profundidade de bits de cores e o número de camadas e canais em uma imagem afetam o tamanho do arquivo.

O Photoshop oferece suporte para dimensões em pixels de até 300.000 por 300.000 pixels por imagem. Essa restrição limita o tamanho da impressão e a resolução disponíveis para uma imagem. 


Profundidade de cor 

Imagem relacionadaProfundidade de cor é um termo da computação gráfica que descreve a quantidade de bits usados para representar a cor de um único pixel numa imagem bitmap. Este conceito é conhecido também como bits por pixel (bpp), particularmente quando especificado junto com o número de bits usados. Quanto maior a quantidade da profundidade da cor presente na imagem, maior é a escala de cores disponível.

Modelos de cor

 Existem vários modelos de cor e, no campo da imagem digital, estão adaptados a dispositivos de saída (ex: monitores, impressoras e televisores)

  • RGB – permite exibir imagens de cor em monitores
  • CMYK – é utilizado na impressão
  • HSV – é utilizado na mistura de cores do ponto de vista artístico
  • YUV – é utilizado na transmissão de sinais de televisão

Modelo RGB 

É a abreviatura do sistema de cores aditivas formado por Vermelho, Verde e Azul.
O propósito principal do sistema RGB é a reprodução de cores em dispositivos eletrônicos como monitores de TV e computador, retroprojetores, scanners e câmeras digitais, assim como na fotografia tradicional. Em contraposição, impressoras utilizam o modelo CMYK de cores subtrativas.
O modelo de cores RGB é baseado na teoria do triângulo de cores de Maxwell. O uso do modelo RGB como padrão para apresentação de cores na Internet tem suas raízes nos padrões de cores de televisões RCA de 1953.



Modelo CMYK


Sistema de cores formado por Ciano (Cyan), Magenta (Magenta), Amarelo (Yellow) e Preto (Black).
O modelo CMYK funciona devido à absorção de luz, pelo facto de as cores que são vistas, terem uma parte de luz que não é absorvida.

Este modelo baseia-se na forma como a natureza cria as cores quando reflete parte do espetro de luz e absorve outros. Por isso, é considerado um modelo subtrativo, porque as cores são criadas pela redução de outras à luz que incide na superfície.


Modelo HSV

Modelo HSV é a abreviatura para o sistema de cores formadas pelas componentes tonalidade, saturação e valor.
 Esse sistema de cores define o espaço de cor conforme descrito abaixo, utilizando seus três parâmetros:
      Tonalidade: Verifica o tipo de cor, abrangendo todas as cores do espectro, desde o vermelho até o violeta, mais o magenta. Atinge valores de 0 a 360, mas para algumas aplicações, esse valor é normalizado de 0 a 100%.
      Saturação: Também chamado de "pureza". Quanto menor esse valor, mais com tom de cinza aparecerá a imagem. Quanto maior o valor, mais "pura" é a imagem. Atinge valores de 0 a 100%.
      Valor (brilho): Define o brilho da cor. Atinge valores de 0 a 100%.
Esse sistema foi inventado no ano de 1974, por Alvy Ray Smith. É caracterizada por ser uma transformação não-linear do sistema de cores RGB.


Modelo de YUV

    O Modelo de YUV é definido pela componente luminância (Y) e pela componente crominância ou cor (U = blue - Y e V = red - Y).
    Este modelo baseado na luminância permite transmitir componentes de cor em menos tempo do que seria necessário se fosse utilizado o modelo RGB. Ao mesmo tempo, o modelo YUV permite transmitir imagens a preto e branco e imagens de cor de forma independente.







Webgrafia: