Hoje vamos abordar, no âmbito dos conteúdos panorâmicos da Imagem, o conceito de Imagem em si e da Cor.
IMAGEM
Imagem significa a representação visual de uma pessoa ou de um objeto. Em senso comum, envolve tanto o conceito de imagem adquirida como a gerada pelo ser humano, em muitos domínios, quer na criação pela arte, quer como simples registro foto-mecânico, na pintura, no desenho, na gravura, em qualquer forma visual de expressão da ideia. Uma imagem digital é a representação de uma imagem bidimensional usando números binários codificados de modo a permitir seu armazenamento, transferência, impressão ou reprodução, e seu processamento por meios electrónicos.
“Uma imagem vale mais do que 1000 palavras”, esta expressão tem muito que lhe diga, como podemos ver na imagem ao lado, esta imagem transmite-nos a ideia de que o miúdo está feliz, deixando-nos felizes também.
COR
A cor é uma sensação produzida pelos raios luminosos nos órgãos visuais e que é interpretada no cérebro. Trata-se de um fenómeno físico-químico em que cada cor depende do comprimento de onda. O conceito de cor também é usado enquanto sinónimo de colorido (“Agrada-me esse quadro: tem imensa cor”) e como sendo a cor natural da pele humana (“90% dos jogadores da NBA são de cor negra”).
Os corpos iluminados absorvem parte das ondas electromagnéticas e reflectem as restantes. Essas ondas reflectidas são captadas pelo olho e, dependendo do comprimento de onda, são interpretadas pelo cérebro. Em condições de pouca luz, o ser humano apenas consegue ver a preto e branco.
Visão escotópica e visão fotópica
A visão escotópica é produzida pelo olho em condições de baixa luminosidade, que será produzida pelos bastonetes que existem na retina
· 64% são do tipo vermelho
· 32% do tipo verde
· 2% do tipo azul
Bastonetes - células da retina dos olhos dos vertebrados, que detectam os níveis de luminosidade. São basicamente responsáveis pela visão nocturna.
Cones - estes são responsáveis pela percepção das cores e são geralmente responsáveis pela visão diurna.
Estes são ainda designados como sensores e associam-se à crominância e luminância.
Sem comentários:
Enviar um comentário